sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

LEGEIN

Desde a Antiguidade se interpretou o Lñgow (Logos) de Heráclito de distintas maneiras: como ratio, como verbum, como lei do mundo, como o lógico e a necessidade de pensar, como o sentido, como a razão. Aí se ouve sempre um chamado à razão como o módulo que rege o fazer e o não-fazer. Mas o que pode a razão se ela, junto com a não-razão, segue obstinada o mesmo plano de um esquecimento, um esquecimento que descuida de refletir sobre a proveniência essencial da razão(?), do mesmo modo como descuida de se submeter à essa proveniência(?)

O que pode a Lógica, logik® (¤pist®mh), do tipo que for, se nunca começamos prestando atenção ao Lñgow (Logos) e rastreando sua essência inicial?

O que seja esse Lñgow (Logos) podemos depreender da palavra Legein. O que significa Legein? Significa dizer e falar; Lñgow (Logos) significa: Legein como ENUNCIAR e Legñmenon como o ENUNCIADO.

Quem poderia negar que na língua dos gregos desde muito cedo Legein significa falar, dizer, contar? Mas igualmente cedo, e de um modo ainda mais originário, e por isto também dentro do significado que mencionamos, significa o que também quer dizer o homônimo alemão Legen (pôr ou colocar sob e pôr ou colocar diante de). Aqui prevalece o juntar, o verbo latino legere como ler no sentido de ir buscar e juntar. Propriamente Legein significa o ato de ''pôr sob'' e ''pôr diante'' que se reúne a si mesmo e recolhe outras coisas. Empregado na voz média Legesyai quer ainda dizer: estender-se no recolhimento do repouso; lexow é o ato de descansar; lñxow é a emboscada, onde algo está oculto atrás de algo e está disposto (estendido: há que se considerar aqui também a palavra Žlegv, a copulativa, em processo de extinção a partir de Ésquilo e Píndaro: ''algo me importa, me preocupa'').

Contudo, segue fora de discussão o seguinte: Legein significa dizer e falar. Mas em que medida o sentido próprio de Legein ( pôr, colocar) chega ao sentido de dizer e falar?

Para encontrar um ponto de apoio para se obter uma resposta a isto é necessário refletir sobre o que há de próprio no verbo Legein como PÔR. Legen (pôr) significa exatamente isto; colocar algo estendido (levar algo a se estender) e ao mesmo tempo PÔR UMA COISA JUNTO DE OUTRA, COM-PÔR

Legen é ler. O ler que mais conhecemos, ou seja, ler um escrito, segue sendo, agora no primeiro plano, uma variedade de ler no sentido de ''LEVAR-A-QUE-ALGO-ESTEJA-JUNTO-ESTENDIDO-DIANTE-DE

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário