PRÁXIS COTIDIANA NÃO DEFORMADORA
Tudo se passa como se nos movimentos contrários às unilateralizações radicais , os momentos diferenciados da razão quisessem remeter de novo a uma unidade. Uma unidade, contudo , que só pode ser reconquistada aquém das culturas de especialistas, em uma PRÁXIS COTIDIANA NÃO DEFORMADORA . A c´ritica da razão instrumental se depara com uma situação de recepção aguda notável até hoje: com ''expectativas de finais dos tempos '' e outros tantos medos presentes em muitíssimos movimentos, a construção proposta por mim conta com uma integridade dialética entre entre o mercado e os ''outros agentes'' que impressiona, pelo menos na medida em que se mostra capaz de constituir determinadas formas e mecanismos estruturais marcados pela racionalidade. Bem concretamente e não querendo ser filosófico : creio que existem ainda mecanismos de autonomização institucional precisando ser ativados, simplesmente devido a uma determinada ''grandeza'' , devido a uma centralização excessiva, ao desacoplamento ou ao ofuscamento das possibilidades de ''reacoplamento '' (ao menos dialético) que coloca em marcha uma espécie de ''maquinaria descontrolada '', que muitas vezes projetam medos inexistentes na tela do inconsciente coletivo : aqueles ''riscos inteiramente novos '' e o que E. P. Thompson chamou de ''exterminismo'', como lógica de ''auto-extinção pós-moderna, entram nessa lógica duvidosa de calcular os obstáculos do caminho.
K.M.
Ela tinha uma mente meticulosa.
---- A CIÊNCIA, A PSICOLOGIA, A SOCIOLOGIA SÃO TODAS FLORESTAS DE TABUS. MAL É EXPULSA , A IDÉIA DO SAGRADO VOLTA A GALOPE. PODEMOS EMPURRAR A CIÊNCIA DO NOSSO CAMINHO, QUANDO ELA PARECE NOS LIMITAR. AINDA QUE O ESOTERISMO SEJA O RESÍDUO , DIFICILMENTE COMPREENSÍVEL OU MANEJÁVEL POR QUALQUER UM , DE UM CONHECIMENTO MUITO ANTIGO DE ''NATUREZA TÉCNICA '', APLICÁVEL SIMULTANEAMENTE À MATÉRIA E AO ESPÍRITO. OS SEGREDOS INICIÁTICOS NÃO SÃO PURO DIVERTIMENTO, COMO PODE PARECER ÀS VEZES. A POSSE E O MANEJO DE TAIS TÉCNICAS E CONHECIMENTOS EXIGE DO HOMEM OUTRAS ESTRUTURAS MENTAIS ALÉM DAS DO ESTADO DE VIGÍLIA NORMAL, UMA SITUAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E DA LINGUAGEM EM OUTRO PLANO, EM OUTRA VOLTAGEM ----- DE TAL FORMA QUE NADA DO QUE SE PASSA NESSAS ALTURAS É COMUNICÁVEL AO HOMEM VULGAR (.) ----, todos olharam para mim, surpresos. Enquanto isso, ela formulava uma nova teoria sobre o navio ancorado sob meu comando. De fato, ela tinha uma mente meticulosa.
Como costuma-se dizer : ela gostava de 'explicar para si mesma praticamente tudo com que se deparava. Origens e motivos. O navio fundeado entre as ilhas e a costa era bem mais fácil de explicar do o processo pelo qual a linguagem devinha incomunicável ---- além de um certo nível, o conhecimento ocultava-se, e o problema das diferentes estruturas mentais era posto com clareza no plano da investigação físico-matemática. Uma criptocracia se formava depressa : o sujeito do saber tornava-se assim uma casta de especialistas na escrita, o grupo hermenêutico por excelência, o corpo dos guardiões de sistemas . ----- O saber territorial (eu disse à ela ) é um domínio muito reservado, confiscado, transcendente. Fechado ao exterior, como um livro selado . Fechado, cortado, hierarquizado internamente segundo divisões complicadas, círculos concêntricos, graus sucessivos de difícil acesso. De que maneira ainda venho conseguindo afogar-me no tinteiro na minha escrivaninha... quantas infinitas reflexões ---- O navio de algum outro país que acabava de chegar, mas com um calado grande demais para entrar na barra, salvo se houvesse uma maré mais alta de primavera. E por isso teria preferido passar mais alguns dias naquele ancoradouro natural do que permanecer numa''enseada aberta'' ... magia onde se queria pôr apenas a racionalidade comunicativa , e acolheita impressionante , quase instantânea , de correspondências esclarecedoras. A AVENTURA HUMANA ESTÁ SEMPRE BUSCANDO SITUAR-SE NA TOTALIDADE DOS TEMPOS ---
----- Há vários tipos de estímulos moralmente chocantes que não podem ser controlados, não como se gostaria. Não podem ser controlados voluntariamente, como a condutividade da pele, da respiração e da frequência cardíaca (.) -----, eu disse, mostrando à ele outro instrumento, um emissor com feixe de luz em forma de lápis. ----- Isso grava as flutuações de tensão no interior dos músculos oculares. Simultaneamente ao fenômeno do mercado financeiro. Está conectado e pode ser detectado num pequeno mas perceptível movimento de ... ----, interrompi o que ia dizer subitamente. Sentei-me com uma sequencia de movimentos desajeitados na proa do navio, acendi um cigarro e, fixamente, observei a água. A lanterna de ancoragem presa ao cordame da proa ardia como uma chama clara e serena, como que simbólica, luminosa e confiante no mistério da noite.
---- Minhas respostas verbais não contam (.) ---- , eu disse. O pequeno feixe de luz branca continuava brilhando dentro do meu olho esquerdo. Contra minha bochecha aparecia o disco adesivo de fios. Ela parecia calma sobre a água. ----- Pode usar como índice meus músculos oculares e a reação das minhas retinas à luz. Já delineei uma série de situações sociais em que voce poderá ser estudado. Responda sempre, claro... mas procure gostar de estar passando por isto, certo (?) ----, ela disse. Mas os indicadores não estavam registrando quase nada. A cosmopédia multiplicava apenas as enunciações ''não-discursivas'' ---- não era possível falsificar isso. A imagem do mundo e do pensamento vivo, as paisagens e fronteiras do Logos são móveis, com zonas de maior ou menor estabilidade. Deslizamento intensivo por mapas em constante redefinição. ---- E de qualquer modo (continuei ) eu não poderia. Isso é prisão perpétua, e estarão sempre de olho em mim (.) -----, ainda assim, aquilo bastou para dissipar a sensação horrenda e gélida que me havia tomado na altura do peito . E o momento das exclamações fúteis tbm já tinha passado . Só subi na verga sobressalente e me debrucei o máximo que pude na amurada , para ver mais de perto aquele mistério que flutuava em forma de mulher junto ao casco do navio. Enquanto ela pendia da escada, como uma nadadora em repouso, os relâmpagos marinhos percorriam seus braços e pernas em movimento ---- e a revelavam espectral, prateada , lembrando uma sereia. ----- O Logos é continuum, uma grande colcha de retalhos em que cada ponto pode ser costurado em qualquer outro. O Logos desmaterializa as separações entre saberes. Dissolve as diferenças entre especialidades, na medida em que adentra territórios em que se exercem PODERES , para só deixar subsistir zonas nas fronteiras maleáveis, estruturadas por conceitos de alcance variável e objetos em permanente redefinição.
K.M.
TODA LEITURA TORNA-SE UMA ESCRITA
Pesquisam, inscrevem , conectam , consultam, exploram .... imensa imagem eletrônica pluridimensional , quase viva em perpétua metamorfose , florescendo ao ritmo das invenções. LUGAR CENTRAL DA DISCUSSÃO, DAS NEGOCIAÇÕES E DA ELABORAÇÃO POLÍTICA. Tecido mediador entre o intelecto intuitivo puro seu mundo ,entre o inconsciente coletivo e seu mundo. TODA LEITURA TORNA-SE UMA ESCRITA. Espaço relativista submetido à consulta e à inscrição, como a Bolsa de Valores. A inscrição propriamente dita efetua uma ''cirurgia '' (cortes, costuras ,enxertos, operações descontínuas em geral ) ; a consulta, por sua vez, equivale à uma massagem-dobra do Espaço (inflexões, operações contínuas).
K.M
EIS A SIMPLICIDADE QUE NASCE DA IMPLICAÇÃO
Nenhum gesto de sair da água. Era inimaginável que não lhe ocorresse subir à bordo, e estranhamente perturbador suspeitar que talvez não quisesse. ---- Qual é o problema ??? --- perguntei. ---- A complexidade irresistível que as pessoas se esgotam para organizar por meio de transcendências (acrescentei ) ou para fazer circular em redes cada vez mais inextrincáveis, o Logos contrapõe uma nova ''simplicidade''. Nenhuma simplificação mutilante, certamente, ou realizada violentamente a partir do exterior, mas uma simplicidade essencial que resulta de um princípio de organização imanente ao Espaço do Saber. Após a travessia do caos e dos grandes números, além dos encantos sobre a complexidade, EIS A SIMPLICIDADE QUE NASCE DA IMPLICAÇÃO -----, concluí. De novo o público do navio murmurou em seus leitos de sono. E mais de um sentiu a raiva frustrante e impotente infiltrar-se em suas nucas sobre os travesseiros. ----- Provavelmente, estão se perguntando por que o Capitão K.M. sempre os desmerecia , certo (?) E porque ninguém parecia se incomodar com o criticismo do Capitão. .até as Nações Unidas o aprovava, ressalvando apenas que a humanidade precisava, além disto, de mais ''empatia''. O Secretário Geral das Nações Unidas. Claro, cíúme, isso poderia explicar apenas uma parte da ''implicância ----- TODOS ALI COMPETIAM, MAS PELO QUÊ ??? ---- , eu disse. Óbvio que era por minha mente. Mas só disse isso depois, num tom de voz bastante normal, dirigindo-me para o rosto virado para cima diretamente abaixo do meu. Cãibras, e certa ansiedade, mas não precisei chamar ninguém . ---- Estão lutando pelo controle de nossos eus ; cada um com uma ''caixa de empatia '' do governo americano na mão ------ programa nacional de combate às piadas de improviso ----- e gargalhadas do Capitão explodindo na outra. Palmas. O Espaço contínuo das proximidades do navio implicando toda sua estrutura. A forma móvel da imagem viajando sobre as águas. Contextos, referências, adesões conceituais e práticas de proposição sempre presentes. A maneira como cada nova proposição se vincula ao contexto materializa-se por meio de posições relativas, abertas, proximidades, círculos, cores , luminosidades.
K.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário