domingo, 17 de fevereiro de 2019

''A graça de uma entrevista ? ''


Winner continuava sorrindo para cima. Mathieu cuspiu o chiclete e ficaram os dois olhando o céu negro da noite, o caminho e limalhas de prata, a insistência das estrelas isoladas que exigiam ter um NOME. No dia seguinte, à dez da manhã , Winner bateu à porta da Gerência Geral e avançou intimidado , sorridente, expondo à luz um olhar meio cinzento (ou era uma luz cinza e desanimada que insidia sobre ele, uma luz que chegava vencida depois de atravessar nuvens gigantescas de água e frio , o tempo se havia decomposto , um vento indiferente entrava assobiando por todos os buracos do edifício até os tímpanos).

Mathieu ergueu a cabeça por entre pilhas de pastas e ficou farejando, sem carinho, aquele ar do ambiente, a zombaria, o jogo , o desespero encoberto .

''Com licença '', disse , e se inclinou, batendo um tênis contra o outro perto do sinal de trânsito. 

''Ele só queria uma entrevista . Ele é o Gerente Geral. '', sugeriu Winner.

''A graça de uma entrevista ? ''

''Já se consideram em condições de documentar o evento. E essa é a palavra justa : DOCUMENTAR. A VERDADE DE CERTAS AFIRMAÇÕES VERBAIS.'.

Winner contraiu a boca e o ombro, olhando para Mathieu. Houve um silêncio, um rancor, um desconsolo . Saindo das duas voltas do cachecol avermelhado e desbotado , a cabeça do homem não parecia bêbada nem agressiva. Só que ele , aparentemente, não servia para aquilo que recitava tão penosamente, e nada era mais triste que a escuridão imóvel de seus olhos.

''Pode vir quando quiser '', disse Mathieu , mostrando-lhe os dentes com insolência. ''MINHA SALA ESTÁ SEMPRE ABERTA ''

Winner assentiu em silêncio, enquanto o francês deu meia volta e saiu. 

''What could she say to the fantastic foolybear ????? '', pensou, sempre jogando, estremecido de esperança, de energia, de sanha, quase jovem como ela. ''And what could she say to brother ?????, And what could she say to the cat with future feet ?????'' .

O vento sussurrava nos papéis cáidos no chão.

... to taste still hot upon the ground.

''Não sei francamente que lado tenho que escolher para cair parado '', pensou Winner, sentindo-se mil vezes mais infantil que o Winner que voltava para a mesa do hotel para jogar agora.

Havia mil novas maneiras de intervir e apontar a possibilidade de se tirar proveito sem criar uma ruína, sem comer o capital, como o Mercado vinha fazendo naquele exato instante, diante da máquina de música.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário