segunda-feira, 8 de julho de 2019

Há de fazer-me bem.

Há de fazer-me bem.

Talvez, pela rigidez das minhas atitudes, eu tentasse recusar uma gratidão que pensasse não merecer de todo. Bobagem: não seria por causa daqueles que se lhe parecem obedientes, e eu teria dito de imediato a Verdade. Em vez disso, disse apenas:

------- Grato. Grato. Os senhores são de fato gentlemans. Ficarei em contato com vocês. Há de fazer-me bem.

------ Eloquente ----- diziam eles ------ mas a respeito de quê (?) ----, ninguém o sabia.

No intervalo havia a desculpa da loucura.Toda uma nação, talvez a totalidade da sociedade civilizada, estava à procura do estado sem culpa da loucura, o privilegiado, o quase aristocrático estado de loucura.

Poder-se-ia condensar isso tudo em duas ou três frases?

SIM: eis uma das minhas últimas tentativas:

''Em algum lugar ele duvidava da capacidade daqueles judeus para o primitivismo erótico romano vodu''.

Post Scriptum

Anos atrás tive uma troca de opiniões nesse sentido; falou-se de polêmica e perigo quando na verdade se tratava apenas da mais indulgente e desinteressada tentativa de diálogo à distância, coisa muito diferente de uma polêmica sensacionalista, já que essa é quase sempre agressiva como bem indica a própria raiz do termo ''polêmica''. Essas experiências me deixaram uma lembrança amarga, não por elas em si mas pela tendência geral dos colegas e leitoras a considerá-las como lutas de doze rounds ou duelos com o sabre na mão. É por isso que mais de uma vez preferi deixar passar diversos comentários insidiosos, provocações, calúnias e tergiversações, entendendo que eram produtos do ressentimento alheio ou do antagonismo social, espiritual ou ideológico, e que todas essas intrigas acabariam se afogando em seu próprio atoleiro como aconteceu em todos os casos parecidos.


El tonto quiere ganar algo cada dia...

Por eso dice Lao Tse que el tonto quiere ganar algo cada día (quiere “¡crecer!”, eso es ambición, número, egoísmo, querer separarse y encerrarse, y es por miedo, que es por ignorancia, que es fallas de la percepción).

Y en cambio el sabio busca perder algo cada día (liberarse del encierro hecho de manías, caprichos, antojos, teorías, paradigmas, ideas, ideales, modas, costumbres, neurosis, miedos – el miedo es tontería, la sabiduría es precaución - preocupaciones, angustias, disgustos, recuerdos obsesivos - también hay recuerdos útiles y buenos – todas esas cosas están muy relacionadas, tienen el mismo estilo).

KM

Nenhum comentário:

Postar um comentário