sexta-feira, 21 de junho de 2019

MANTRAM, PALAVRA MENTAL

Cerceado por todos os lados, mas na barcaça ainda (piccioletta), ali na popa! Possivelmente, ela havia pressentido alguma quimera feminina, digamos: que eu poderia sentir-me carente de uma hora para outra, ou desenvolver forças psíquicas extras, derivadas do contato prorrogado voluntariamente com o desgosto. Nem tanto, talvez. O fato era que Joana se sentia, diante de mim, naquela sala, cada vez mais fascinada pelo efeito que a proximidade daquelas verdades causavam em mim, sua ameaça suspensa. Eu era realmente tão conservador como dizia?, perguntava-me... certamente não estava disposto a mudar o tempo todo minha consciência, meu jogo de armar, enfim, os desígnios de minha busca por formatos de coabitação mental. ---- Você está com a idéia oriental sobre dinheiro na cabeça o tempo todo, K (ela disse) e, ainda por cima, vivendo numa parte do país muito conservadora nas atitudes, e num meio social adverso à seu requinte narrativo e espírito prático, assim como à dimensão utilitária que seus retratados buscam, no compasso da mídia e da ciência espiritual. Seja como for, a Sabrina não sente tanta atração por essas garotas totalmente liberadas que você enfiou na novela. Prefere amigas íntimas, como eu, héteros, e engana com sua aura meditante ''bem Baudelaire'', como ela disse outro dia, rindo da minha cara... claro: ela é doida, como voce a descreveu , algo no que concordamos. O narrador, K, voce sabe, é necessariamente um homem capaz de aconselhar, até mesmo quando a experiência parece incomunicável. Mas seus conselhos de narrador são menos uma boa notícia para seus leitores, do que um narcótico pesado para seus personagens (.) -----, conclui ela. Tantos mares obscenos! Mas hoje o mar da tela, pelo menos à superfície, estava puro e polido. A imagem da ilha ao centro que, atraindo a navegação do poeta, fecundou um completo agenciamento de literaturas, chegando ao extremo requinte poético através da mentira. A mensagem do vento, as tatuagens do mar, transformavam meu silêncio numa estrutura, num posto de observação alerta. ---- Nada (eu disse à ela, depois) se afasta mais da intuição intelectual do que o racionalismo; logo, de acordo do Ferenczi, o racionalismo representa o apogeu da loucura. Como exemplos, basta pensar em como Newton ficou louco, ou no comportamento sub-reptício de Nixon, na política externa. O resto se resume apenas a fazer render a superstição popular. O oráculo ambíguo de K!, influindo em todos os setores da sociedade. Certamente, neste ponto, é que meus pensamentos começam a dissolver-se, e eu escapo pela tangente, embora o coração continue batendo forte, como ondas de desejo quebrando contra corpos fantasmagóricos de mulher. Um peso enorme, então, parece desabar de cima de minhas costas, como se os pregos que prendiam Jesus na Cruz se afrouxassem de repente, e seu cadáver despencasse no chão violentamente, e ficasse ali, inerte, rodeado de visões do Paraíso (.) ---- sentia que Joana queria responder, mas uma verdade enigmática dentro dela, que antes eu associara à falsidade feminina de praxe, de um instante para outro revelou-se um prodígio de controle mental. A pitonisa em transe? Há alguns anos, ainda podia ser vista de modo idêntico, sentada em algum pequeno café de Montmartre, como uma princesa oriental, pálida, de olhos línceos. Sua boca, uma boca que fazia pensar em beijo o tempo todo, e tbm uma boca com quem falar a respeito, antes e depois, para formar, com palavras suadas, um monumento simbólico do ato sexual. Sua mão, um ninho quente de carne e unha, onde aninhar qualquer parte de mim. Meu tórax , encostado nas costas dela, mergulhava-me em sua cintura antes de subir, como uma gota, para dentro de um beijo salgado e bom. Sua energia definitivamente resvala em mim sem desgastar-se: em torno de sua garganta, em volta dos seus cabelos, o suor aglomerava-se, brilhoso, e seu pulso era um olho sanguíneo que se desdobrava dentro de mim. Como ficasse molhada depressa, desabotoei-a totalmente, sentindo a presença quente da proteína e do mel se formando no meu órgão genital. A cama balançou bastante durante meia hora, e depois, percebi uma pureza a mais em mim, como uma nova forma de amor recolhida de seu subconsciente, do fundo de nossos olhos para dentro do quarto. Erguido aquele ponto suspeito para a Luz, produziu-se a tênue impressão linear de uma nova palavra mental. Um mantra de indecidíveis. Sim: uma palavra como UMBIGO?, ÚTERO? Qual seria esta palavra, agora? Eu já tinha tomado três martinis e estava suando mais. Extinção social de anseios? Anonimato romantico? Idílio indonésico? --- Minha avó se correspondia com o gerente do banco por versos, acredita? ---, eu disse. Sorridente, agora, ela recordava algumas daquelas maldições dos jornais contra nós, acelerando temas industrializados em nossa cabeça. O que tínhamos lido ontem, pensávamos entender somente agora, forçando aquele tipo de ''fala de exceção''. ---- Empiricamente, está verificado que uma atmosfera devocional aumenta a eficiência, intensifica o espírito de cooperação e de abnegação (eu disse). Mas no Moulin Rouge só se entra com o colarinho bem engomado, acompanhado por Sabrinas de todo tipo. Por isso, procurei um psiquiatra antes. Disse à ela: ''Doutora, eu realmente não me sinto presente quando tenho que cooperar com o próximo, sabe? Cooperar diretamente. o contato com o próximo lança uma luz fragmentária nas minhas idéias, e logo um vírus se instala na minha linguagem. Sinto falta dos moldes ideais nos quais meu grupo de Purchas se desenvolve relativamente mais fácil. Lamento muito isso, e até creio inaceitável. O ágape dos primeiros cristãos, a célula comunista, o lavabo conspiratório... moldes nos quais ativei e atualizei minhas melhores máscaras '' (eu disse) Sentia-me, certamente, o animal de estimação dela, rebaixo à condição de cobaia a cada contestação, um bicho levantado entre suas mãos como uma porção dupla de Glace Vanille, que ela desbastava lentamente com lambidas, hein? Ah, bom... a doutora continuou: ''Assim, K, você apenas se cacetearia em breve. A travessia tornar-se-ia enjoativa, pobre de revelações vivas. Procure ouvir mais atentamente o que digo, certo? Tudo flui. Seja fluido. Seja fluente. Não incorpore regras rígidas ou obsessões. Rompa com as rotinas. Assuma a responsabilidade. Adote a morte como conselheira. Não-faça. Aprenda a rir de si mesmo. Não fume nem se intoxique. Não beba álcool ou soda. Regule sal e gordura. Seja frugal. Beba bastante água. Coma vegetais, frutas, legumes, etc. Não esquente com as coisas. Não tire conclusões. Não se guie pelas opiniões das pessoas. Não desperdice sua energia. Leia sempre. Escreva sempre que puder. Recapitule. Ensonhe. Crie. Seja sério com a sua palavra. Aja sem esperar recompensa. Combata a importância pessoal. Apague a história pessoal. Não leve nada para o lado pessoal. Pratique os exercícios e as técnicas. Caminhe muitos quilômetros por dia. Siga o seu caminho com coração''. Ela tinha olhos minúsculos, aterradores, de esquizoanalista, e queria dizer PROIBIDO SER SANTO à exigência psico-social geral; de certa forma, aquela psiquiatra alcançara infantilizar-me brutalmente, mas lançando mão de um certo charlatanismo em voga. Ela barateava, na minha cabeça, temas como paixão amorosa, vitalismo intelectual e o papel do senso de humor na vida do escritor proscrito. Assim como agora, uma nova palavra mental instalara-se no ar, mantralizando-o com suspeitas contra a luz da minha consciência. Uma mês depois, no meu caderno de anotações, havia desenhado um B maiúsculo bem grande, numa letra vagarosa e decidida, escrita à lápis: a nova palavra poderia ser BONITO ou mesmo BELO, mas tbm BON, BANHO ou BRASIL (.) ----, concluí. Minha excessiva solicitude, naquele momento, provocava nela um sorriso de fina malícia, discernível numa máscara de paixão desorientadora. Mas se eu reagia com ambiguidades, ela ficava apreensiva, e seu tom voltava a ficar alarmado, mesmo depois de tanta meditação. ---- Um pragmática não-teológica da meditação rotineira (agregou ela), com uma educação da vontade, um treino avançado de auto-utilização, nos moldes de Stanislav Groff. Começando com o controle físico e holotrópico da respiração e conseguindo, por esse meio o controle da pulsão mental, da ''imagem do mundo''. Burguesamente estabelecidos na classe média trabalhadora, as condições da experiência são menos determinadas em conceitos abstratos, do que na presença física, exótica, de um ritual in loco por exemplo, ou mesmo de um laboratório de testes mentais; e se tais condições se reúnem, elas mesmas, em um conceito pragmático, trata-se de um conceito talhado para a própria coisa, um Deus ex-machina à domicílio, sem contexto, que convém somente à experiência em si e que, nesse sentido, não obriga o perceptor à nada mais amplo, seja culturalmente, socialmente, politicamente, que aquilo de que a consciência deve dar conta (.) ---- Joana disse. A nova palavra tremia no ar, indecidível. Joana melhorara aquela palavra retificando os mandamentos do consultório psiquiátrico. Ainda assim, tornara-a SUSPEITA, oleoso manuseio de gerações de Stingginses. Intrigado, eu procurava um meio de limpá-la, enxugá-la, desinfetá-la antropologicamente. No teto dos quiosques da hospedaria, havia cadeiras de banho de sol, e nós nos deitamos numa delas, contemplando o mar com as cabeças projetadas pelo parapeito. Era quase meio-dia; o sol dardejava, quase a pino, do céu escampo; o ar agitava-se, porém, em leve brisa, para logo depois parar e, em seguida, agitar-se de novo. Envolta nessa quentura convenientemente temperada, a pele parecia adquirir uma sensibilidade mais viva, quase uma consciência independente. Como se o sol estivesse lhe instilando nova vida. E essa vida estranha, flamejante, vinda do exterior, parecia perfurar a pele, atravessar e transfigurar a carne subjacente, até mudar o corpo todo numa coisa adventícia, alienígena, feita de substância solar, e a própria alma sentir que perdia por fusão sua antiga identidade e se tornava outra coisa, extra-humana. ---- Não destrua o amor, K, mantenha intacta sua seiva ácida, proustianamente resguardada de ilusões. ---, a voz de Joana saída de um corpo preguiçoso e triunfante: ---- Ainda bem que voce entende, K. Ri disse com seu riso vago, fingindo que mordeu a isca... Mas tudo bem, ''me dando o troco'', certo? Trocamos ligeiramente de papel, mas avançamos os peões no tabuleiro, respirando deliberações. Faz bem ao ego ferido notar reações destinadas à agrada-lo, a gelar o fogo dos olhos. A própria pessoa vem, depois, e lhe conta que, apesar de todo o envenenamento da relação, aquele encontro com você foi como ir à uma escola onde o assunto estudado era ela mesma... Estou entregando os pontos, K (?) --- inquiriu ela. Eu achava que sim. Antes de responder, porém, fiquei um bom tempo olhando os coqueiros que se antepunham ao peristilo, árvores tropicais em movimento, a cabeça como um gradiente de velocidades apoiado sobre as folhas. O cálculo da PALAVRA , naquele momento de beleza perfeita, de minuto liberado do tempo, com vários quilômetros a frente das frases delas, provava o quanto de gosto latente havíamos posto na questão... Ela mesma admitira, com aquelas palavras que pretendem ser devido à alguma influência de escrita depurada, VOCABULA ARTIS. Ó majestade deposta num leito! A visão de Dante tornara-se natural ali, um rio difícil passando no céu das visões e audições. O FLUIR ETERNO!, os ardentes nadas iniciáticos do SILÊNCIO, intentando o RETORNO. Mas, na verdade, eu nada tinha de um homem deitado, rodeado de um ''luxo escabroso'' de números e preocupações. Havia exercício físico o suficiente para que todas as minhas horas de leitura e conversa à beira mar se consumissem numa atlética viagem tântrica através da respiração, até tornar-me um só e forte vento com ela e nosso entorno. A luz coral esgueirando-se lentamente entre leques marinhos e grandes coqueiros agitados no verde fundo geológico hippocampi prânico brilhante. Mais tarde, minhas anotações relatariam tudo aquilo integralmente, com um arsenal de diálogos enxertados no meio, e foi uma ótima surpresa consultá-las de novo, quando saímos para andar sob o céu cinza: ---- '' Se estou entregando os pontos? De certa forma estou, Joana... porque prefiro meus livros mal cuidados do que a psiquiatra, todos aqueles refrões em grego anotados nas margens, modulando a cadência do pensamento com um atritivo jogo de velocidades variáveis, a sempre ''amada'' Nicht Nosheit. Um novo tratado germinado na sombra (.) ---, minhas palavras saíam abafadas, por causa da pressa em continuar a viagem, mas meu tom seguia irônico, como o vento. Quando aquele vento finalmente se transformou numa hecceidade do tipo ''tempestade que rugia'', nós subimos para o quarto e admiramos aquela agitação difusa do Ser pela janela, o redenção de CAOS e NATUREZA, varrendo loucamente o círculo do Eterno Retorno. Viva o Vórtex! Não o futuro sentimental, não o passado sacripanta, mas o Vórtex! Imagismo xamânico vivo, se projetando fotônicamente do DNA para a ''tela''. ---- Em vers libre, ficaria assim, Joana disse:

Duas almas perdidas
se dando um alô no Inferno,
monopolizando o assunto do cérebro
com as chatices do estômago, com 
as bondades do baixo ventre, com
seus perfumes de rosas pisoteadas
e fluxos de fantasmas nos braços.
Imprimindo ao DEVIR, todo o
CARÁTER DO SER
na mais alta voltagem.
Raio, Trovão --- eletricidade
é MEDO! Deus concebido
cientificamente, dizem alguns:
''Como ondas eletromagnéticas''.
Leituras: o Seafer, Confúcio,
Li Tai Po, Rihaku, Cavalcanti (Guido)
Remy de Gourmont, Catulo
Heine ---- FIM

Agora a indecisão se agitava dentro dela, e só o cansaço reduzia nosso dilema instantâneo a alguma coisa que só o sono poderia suportar: sacudidelas na sintaxe, montagem, enunciações sincopadas, variações tipográficas-espaciais, ou o ímpeto permanente do dizer polêmico, iam todos agora mais alto --- no círculo do Eterno Retorno, porém mudados pela potência: mística, embelezados por melopéias, fanopéias, logopéias, a dança do intelecto entre as palavras, sons e imagens acoitados pela ventania, ironia e sátira... tanto faz, eu pensava: parábolas do Evangelho, iniciações e manias, até que alguma recaída fizesse tudo calar e fluir como pura potência da mente. Joana era reconhecida unicamente pelo seu sorriso, um sorriso entendido e saboroso em matéria de impertinência. Assim, K. DUMMheit. E daí incluir Webster, Voltaire e Leibniz por phyllotaxis em folhas de papel pautado.

KM

Nenhum comentário:

Postar um comentário