domingo, 17 de fevereiro de 2019

A limpidez sem ironia do Casanova político

Forçar um sorriso, às vezes, está realmente entre as coisas mais difíceis que eu tenho a fazer. Por outro lado, ainda estou em ótima forma (.) -----, eu disse, e pouco a pouco minha sombra voltou a entrar naquele escritório, a pretexto de fazer uma consulta. Parei junto à velha mesa e propus um concerto à ela. ----- Improvisação e desordem, como você bem sabe (.) mas com a segurança da calma e do bom entendimento. Outros teriam me censurado pela crueldade com a vizinhança, mas você não. Minha imaginação não é tão mecânica assim(.) -----, eu disse. Certo era que novas obsessões em flor e uma insistente mania de grandeza vinham mortificando as pessoas à minha volta, mas meu compromisso político com uma dicção alarmante não parecia colhida em nenhum livro conhecido. Não parecia, mas era. Nada, no entanto, era redibitório em mim; as grandes obras ressurgiam na ponta da minha língua a cada minuto. Meus discursos não eram meros pretextos para nenhuma outra coisa; eles provinham do núcleo do intelecto que constituía minha experiência vital... havia um flagrante cunho de persistência em tudo quanto eu dizia e nas consequências que (cronicamente) vinha colhendo. ----- Em todo caso (insisti com ela) nenhum desperdício de energia; em cada enunciado, uma astúcia sutil, tanto nas mãos quanto na cabeça. O único problema é que há uma pequena dose de loucura na minha sinceridade de propósitos que dificilmente passa despercebida. Constantemente, ela é usada para justificar as tentativas de me constranger. Não sendo capaz de aderir de forma estável às expectativas burguesas de amor e trabalho, procuro aquartelar-me numa vida mental invisível, de que apenas o rompante é verborrágico. A cólera e a retórica, só a fachada. E a leitora certamente sente o tranco. Não sou de levá-la até a metade do caminho e depois abandoná-la às misérias e esquisitices do homem aprisionado na turba. Meu jeito de obrigar as leitoras a ouvir-me envolve um certo número de promessas tácitas, entre elas a de continuar falando ininterruptamente. O Verbo Encarnado varre ''isso'' da mesa e o substitui por ''aquilo''. Não sou senão honestidade, a limpidez sem ironia do Casanova político (.) ------, eu disse.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário