domingo, 17 de fevereiro de 2019

Há de fazer-me bem... --- O que influencia seu voto?

Há de fazer-me bem...

Talvez, pela rigidez das minhas atitudes, eu tentasse recusar uma gratidão que pensasse não merecer de todo. Bobagem: se a Terra merecesse ser abandonada, se a pequena elite de iniciados que talvez se resuma apenas à mim estivesse sendo impelida rumo à Lua, não seria por causa daqueles que se lhe parecem obedientes, e eu teria dito de imediato a Verdade. Em vez disso, disse apenas:

------- Grato. Grato. Os senhores são de fato gentlemans. Ficarei em contato com vocês. Há de fazer-me bem.

Durante o período de indagações, fiz de tudo para que não vissem o meu pequeno chalé como parte de uma tremenda tramóia. Pela primeira vez em meses, procurei orientar-me no mundo externo à procura de cifras e presságios curiosos. Mas a vida daquele verão americano seguia transformando-se num outono : talvez o excesso de observadores estivesse transformando o churrasco em moluscos gelados. Eu me sentia muito infantil ainda, pois muitas e mais largas formas de inscrições tinham ficado apagadas durante as escavações, e eram como palha, ou teias de aranha, ou manchas, ou formigas, ou pardais que tinham que ser interpretados. Havia símbolos antigos espalhados por toda parte, vinham acompanhados de mensagens telepáticas metafísicas. A maioria delas podia ser ignorada, mas foram justamente elas, que não representavam nada, que captaram por algum motivo oculto a atenção dos observadores. ------ Eloquentes ----- diziam eles ------ mas a respeito de quê (?) ----, ninguém o sabia.

No intervalo havia a desculpa da loucura.Toda uma nação, talvez a totalidade da sociedade civilizada, estava à procura do estado sem culpa da loucura, o privilegiado, o quase aristocrático estado de loucura.

Poder-se-ia condensar isso tudo em duas ou três frases?

SIM: eis uma das minhas últimas tentativas:

''Em algum lugar ele duvidava da capacidade daqueles judeus para o primitivismo erótico romano vodu''.


O que influencia seu voto?

Precisamos mesmo dessa proximidade do vivido desta crônica. O ser humano atual não cultiva nada que não possa ser abreviado .Com efeito, consegui abreviar a narrativa e ela mostrou-se capaz de emancipar-se da tradição literária com as próprias forças , conservando até mesmo a superposição de camadas finas e translúcidas do romance moderno clássico, que representa a melhor imagem do processo pelo qual a narrativa perfeita vem à luz do dia : como coroamento das várias camadas constituídas pelas narrações sucessivas . What´s cooking ?? , cocktail , magia , etc... demonstrações telepáticas, volitivas etc , digamos que a história não está mal contada, como um super-caleidoscópio , com súbitas pulsões de felicidade, e Eterno Retorno duas ou três vezes por dia Aconchegado em minha carapaça vitamínica de super-homem , brinco de estar contente, mas entrego os pontos lá pela décima página , falando das coisas e cores perfeitas que se encontram na natureza.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário