domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cálculo elevado ao grau de mistério.

Peço desculpas à leitora, prometendo não repetir isso (afinal, boas leitoras não lêem ficção para aguentarem as desculpas de um autor). Direi apenas que , tendo lido os melhores e os piores romances durante muitos anos ---- o que faz parte, lembro a leitora, da boa educação de qualquer demônio ----, sei agora que nem mesmo uma leitora leal pode se manter fiel à um autor disposto a deixar sua narrativa em troca de um expedição sem nenhuma relação aparente com o tema principal . Mas um outro e bem mais extravagante fenômeno se apresente hoje à nós : enquanto as obras de arte se tornaram inteligíveis a nós apenas através do confronto com sua sombra , para avaliar a beleza dos objetos naturais (como o próprio Kant já havia intuído ) não tínhamos até agora nenhuma necessidade medí-los com seu negativo . Assim, certamente não ocorreu a ninguém perguntar até então se um temporal ou um terremoto tinham sido mais o u menos bem-sucedidos ou se uma flor era mais ou menos original que outras, porque por trás de uma produção natural nosso juízo estético não distinguia a estranheza de um princípio formal, ao passo que tal pergunta se apresentava a nós diante de um quadro, um romance ou qualquer outra obra do gênio. Mas a obra de arte contemporânea, de fato , e de modo cada vez mais frequente , nos apresenta produções frente às quais não mais é possível recorrer ao tradicional mecanismo do juízo estético, e para as quais a dupla antagonista Arte - Sombra da Arte parece ser inadequada. Diante de um ''ready-made '', por exemplo , no qual a estranheza do princípio criativo-formal foi substituída pelo estranhamento do objeto não artístico que é imerso à força na esfera da arte , o juízo crítico se confronta, por assim dizer , imediatamente consigo mesmo, ou para ser mais preciso ,com a própria imagem invertida : o que ele deve reconduzir à Sombra da Arte, de fato ,já é por si mesmo Sombra da Arte e sua operação se exaure, assim , em um mera verificação de identidade. A arte contemporânea, nas suas mais recentes tendências , levou esse processo ainda mais longe e acabou por realizar aquele supremo ''reciprocal ready-made '' em que pensava Marcel Duchamp quando sugeriu usar um Rembrandt como mesa de passar roupa. Identificando cada vez mais a obra de arte com um produto não artístico, e tomando consciência da própria Sombra , a Arte acolhe , assim, imediatamente em si a própria negação e, superando a distância que a separava da atividade crítica,torna-se ,ela mesma, o LOGOS da ARTE e sua SOMBRA .

Post Scriptum


---- Certamente vais aprovar que cheguemos ao fim da nossa conversa e a uma decisão satisfatória (.) ----, eu disse à B. ----- Espero que você fique reconhecida por esses solos de violoncelo e violino(: tu és sem dúvida um caso muito atraente, como admito sem rebuço ( naquele momento, ela parecia não se dar conta da minha abrupta metamorfose) : desde cedo pus os olhos na tua ágil e arrogante cabeça , no seu virtuosismo, no teu magnífico ''ingenium'' e memoriam''(... apaixonei-me(.) ----, concluí. ----- Então te deixaram estudar a ciência de Deus a fundo (ela respondeu), assim como tua soberba pretendia(... certo(?) mas logo se livrou da pecha de teólogo, depositaste debaixo do banco a Sagrada Escritura, e a partir de então te apegastes ardentemente aos ''characteribus'', ''figuris'' e ''incantationibus'' da Música, o que por sinal foi o que nos aproximou tanto(: sua presunção almejava as coisas elementares, no início, que pensava poder obter pelo modo mais próprio à tua índole espinhosamente camaleônica, lá onde elas, sob a forma da magia algébrica, casam-se com a adequada inteligência calculadora e todavia vão contínua e atrevidamente de encontro à razão e a sobriedade(: eu já imaginava que alguém como você devia ser excessivamente sagaz e entusiasmado para o Elementar, vossa sutileza atrasou a coisa, a iluminação, o ''aphrodisiacum'' do cérebro , excessivamente literário, de corpo e alma, para o intelecto musical que desesperadamente buscavas, desde o início(.) ----, essa conversa de agora era apenas ratificação e volúpia

K.M.

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