quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

LONDRES

O nível do meu discurso era sempre tão alto quanto o permitia a audiência, e ao me dirigir à ela especialmente eu exercitava minha verve com a mesma rapidez com que avançávamos ------, Napoleão, Julien Sore, o ''jeune ambitieux'' de Balzac, o retrato de Luís Bonaparte de Marx, o Indivíduo Histórico Mundial de Hegel. O Indivíduo Histórico Mundial era uma dos meus prediletos, o intérprete do Espírito, o guia misterioso que impunha à humanidade a tarefa de compreendê-lo. E eu havia transformado o assunto numa pauta recorrente, de alcance cósmico, mas ao discuti-lo de novo a cada vez, emprestava-lhe uma inventividade peculiar e uma energia maníaca; também uma explícita paixão pelo complicado e pelas insinuações e significados duplos e Finneganescos. ------ Especialmente no meu papel de protetor, não tinham porque ficarem magoadas comigo (.) ---- , pensava eu (depois) naquela rua óssea onde eu descia do ônibus em Londres como um ator, um lord, um fantasma disponível diante das infinitas paisagens-porta do bairro escuro; paisagens-porta e paisagens-janela; na distância, uma torre horizontal marchava com pulmão de aço aberto; moles imensas de tijolos, escadarias, parapeitos, pontes, antros, homens de bronze, o compasso do pânico: ----Você não está magoada comigo, está (?) ----, me perguntava de novo, uma série infinita de pequenas visões confusas explodindo na realidade, acima e abaixo do rio. Segundo Rimbaud: ''Um Nabucodonosor norueguês ordenou estas construções, muitas com partes inexplicáveis''. De repente, sóis (ou girassóis?) de Turner afundam-se nas águas oleosas do Tâmisa: este é o território do carvão e da névoa célebres, oposto à linha mediterrânea que vinha conferindo identidade ao meu latim escolar. ''Para o estrangeiro de nosso tempo, o reconhecimento é impossível: não se vêem as lojas, mas a neve das calçadas está esmagada; alguns nababos se dirigem para uma diligência de diamantes; e há alguns divãs de veludo vermelho: -- Por um preço que varia de oitocentos a oito mil rúpias, servem-se bebidas polares (eu a informava) a as lojas devem conter dramas bastante sombrios; e penso que há inclusive uma polícia(!), mas a lei deve ser de tal modo estranha que me recuso a fazer uma idéia dos aventureiros daqui (.) --, os subúrbios de Londres, atravessados de trem, eram favorecidos por um tênue raio luminoso naquela momento, Mas o elemento democrático (ela me chamou a atenção) limitava-se a apenas algumas centenas de almas (uma potência bíblica desencadeando greves de estivadores, fazendo parar o porto movido pelos sindicatos, certo monstro escapado do Livro de Jó, talvez do livro de Mélville, arbitrário povoava os espaços noturnos; seus dentes de ferro deglutiam bandos de londrinos e londrinas distraídos pela Premier League, provocavam a insônia da Scotland Yard. Circulavam milhões de transeuntes , indicando que aquele dia não era domingo e que nem todos ali haviam sido inventados por Shakespeare. A dimensão daquela enormidade advertia nossos pulsos. Ordem planificada pelo caos. -- Quantas Londres desova por toda parte de Londres esta única e úmida Londres(?) -, ela me perguntou.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário