domingo, 17 de fevereiro de 2019

''S´ÉTONNER DE CE QU´ILS SONT HABILLÉS COMME TOUT LE MONDE '' .

Se, como espectador moderno , o homem de gosto do século XVII considera, no entanto , uma prova de mau gosto o intrometer-se nisso que o artista compõe ''por capricho e por gênio'' , isso significa, provavelmente , que a arte não ocupa na sua vida espiritual o mesmo lugar que ela ocupava naquela de Clemente VII ou Júlio II . Frente a espectadores que, quanto mais refinam seu gosto , tanto mais se tornam para ele semelhante a um espectro evanescente , o artista se move em uma atmosfera sempre mais livre e rarefeita, e começa a migração que , do tecido vivo da sociedade, o empurrará para a hiperbórea terra de ninguém da esteticidade , em cujo deserto buscará em vão seu alimento e onde acabará por assemelhar-se ao Catoblepas da Tentação de Santo Antônio. , que devora, sem se dar conta disso , suas próprias extremidades . Enquanto, de fato , vai se difundindo cada vez mais na sociedade européia a equilibrada figura do homem de gosto , o artista entra em uma dimensão de desequilíbrio e excentricidade, graças à qual , através de uma rápida evolução, chegará a justificar '' l ´idée reçue '' que Flaubert registrava em seu ''Dicionário '' * junto ao termo ''artista'' : ''S´ÉTONNER DE CE QU´ILS SONT HABILLÉS COMME TOUT LE MONDE '' . Quanto mais o gosto procura libertar a arte de toda contaminação e de toda ingerência, tanto mais impura e noturna se torna a face que ela volta para aqueles que devem produzí-la. 


*

A partir de 1850, Gustave Flaubert começa a dar forma a seu ''Dictionaire des idées reçues '' que ele chama também de ''Catalogue des opinions chic '' e que agrupa definições e aforismas de sua lavra . Uma maneira de debochar disso que se chamaria hoje o pensamento ''prêt à porter '' , ou ''opiniões prontas '' . 

,

J'ai résolu de vous donner une heure de littérature nouvelle.
Je commence de suite par un psaume d'actualité :

''Les jugements sur la poésie ont plus de valeur que la poésie''

Como levar a sério esta frase do Conde de Lautréamont ? Mas enquanto teimarmos em ver nela uma simples ''raillerie'' incompreensível , não perceberemos que sua verdade está inscrita na estrutura mesma da sensibilidade moderna.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário