sábado, 23 de março de 2019

Extratos da Lógica Cultural do Capitalismo Tardio, de Frederic Jameson


Extratos da Lógica Cultural do Capitalismo Tardio, de Frederic Jameson

'Tais ''soluções filosóficas'' que se processam, como dissemos, através da diferenciação de códigos e modelos incompatíveis ( e que tentei reformular na doutrina dos níveis em O INCONSCIENTE POLÍTICO) pertencem, é claro, ao mundo fenomenal e estão assim sujeitas a se transformarem em ÁLIBIS IDEOLÓGICOS... De qualquer maneira, a proposta tem claramente uma relevância imediata para a questão dos ''novos movimentos sociais'' e sua inter-relação com o capitalismo, na medida em que nos oferecem a possibilidade simultânea de engajamento político ativo, bem como de uma contemplação e de um realismo livre de ilusões, e não paenas uma escolha estéril entre duas alternativas''

Frederic Jameson
PÓS-MODERNISMO
A Lógica Cultural do CapitaLismo Tardio

''A totalidade global é agora trazida de volta à mônada, em telas brilhantes, e o ''interior'', antes o campo de provas heróico do existencialismo e de suas ansiedades, torna-se agora auto-suficiente como um show de luzes, ou como a vida interior de um catatônico (enquanto, no mundo espacial dos corpos verdadeiros, os extraordinários deslocamentos demográficos das massas de trabalhadores migrantes e dos turistas globais invertem esse solipsismo individual em uma intensidade inigualada na história mundial''

Frederic Jameson
PÓS-MODERNISMO
A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio



''... desenvolve-se um tipo de pensamento histórico que interpreta tudo isso como uma espécie de PÂNICO QUE SE AUTO-REFORÇA; e basta mencionar o imencionável --- que todas essas ciências evoluem historicamente --- para que o próprio ritmo da mudança histórica se intensifique, como se demonstrar a ausência de uma base ou fundamento ontológico fosse de repentde desatar as amarras ue tradicionalmente mantinham as disciplinas em seus lugares''

Frederic Jamenson
Idem



''... a própria propensão para ficar desmoralizado e desencorajado por uma LÓGICA DAS CIRCUNSTÂNCIAS, e a sua utilização como uma desculpa e um álibi para a passividade e para a retirada contemporizadora, TAMBÉM É SOCIAL e por isso permanece uma livre escolha no sentido individual . nossa própria reação à necessidade é expressão de liberdade''

*


''Pode-se então deduzir daí uma lição simplista sobre os efeitos debilitadores da crença na inevitabilidade histórica e a capacidade energizante de certos voluntarismos''

Frederic Jameson
Idem

'O que precisamos saber é se essas ansiedades e narrativas, nas quais está investida essa imaginação, realmente ''intentam'' o futuro (no sentido técnico de Husserl, de colocar um objeto genuíno) ou de algum modo se retorcem e voltam para alimentar nosso próprio momento no tempo. A visão paradigmática de tudo isso, o filme australiano ROAD WARRIOR (que parece ter herdado a tradição local derivada de ON THE BEACH e do sentido geográfico de ser o último da fila para a nuvem atômica) retrata o que os russos chamam de ''tempo de desordens'', uma ruptura da civilização, uma anarquia universal e regressão ao barbarismo, que, como as jeremiadas mais simplórias da própria decadência, poderia simplesmente ser considerado um comentário pouco original e uma sátira sobre o estado de coisas...''
IDEM



'Tais ''soluções filosóficas'' que se processam, como dissemos, através da diferenciação de códigos e modelos incompatíveis ( e que tentei reformular na doutrina dos níveis em O INCONSCIENTE POLÍTICO) pertencem, é claro, ao mundo fenomenal e estão assim sujeitas a se transformarem em ÁLIBIS IDEOLÓGICOS... De qualquer maneira, a proposta tem claramente uma relevância imediata para a questão dos ''novos movimentos sociais'' e sua inter-relação com o capitalismo, na medida em que nos oferecem a possibilidade simultânea de engajamento político ativo, bem como de uma contemplação e de um realismo livre de ilusões, e não apenas uma escolha estéril entre duas alternativas''

Frederic Jameson
PÓS-MODERNISMO
A Lógica Cultural do CapitaLismo Tardio




Post Scriptum meu




Apenas a TRANSCODIFICAÇÃO nos liberta da sentença de prisão perpétua no comentário e sua biliosidade desesperadoramente repetitiva, e desse modo surge a exigência de invenção de habilidades completamente novas para lidar com essa ''libertação'' (no sentido forte do interpretante de Peirce). O fato de que ''efeitos ideológicos imprevistos'' podem se derivar desse novo mecanismo é algo, por sinal, bastante previsível, levando-se em conta a identificação popular pós-moderna entre Mercado e Mídia. O mais divertido é que as novas miragens ideológicas são produzidas a despeito do aparato corrente, em vez de graças a ele. A reificação do fato, , para não falar em sua transformação em ''mercadoria'' (veja sua judicialização financista na proibição de ''clippings'' dos jornais impressos), nos proporciona um outro código para caracterizar o destino pessoal ou sorte do discurso teórico, quando ele se vê transformado na filosofia pessoal ou sistema de alguém na guerra discursiva incessante que, no fim das contas, acaba perpetuando positivamente o direito de todos os envolvidos.

K.M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário