quinta-feira, 7 de março de 2019

OS GRANDES SENHORES DO CAPITAL


Os Grandes Senhores do Capital, ilustres e desconhecidos, continuam a reajustar as estratégias econômicas que limitam a vida das pessoas e substituem os antigos afetos naturais por todo tipo de patologias do ego; no entanto, esses mesmos Senhores, graças à imensa e caótica porcaria multimídia em que transforam o mundo, não conseguem mais impor suas falas pessoalmente, e por isso pegam carona com o papai aqui. Essa pós-alfabetização do capitalismo tardio, revela não só qualquer ausência de projeto coletivo, mas também a total inviabilidade da inteligência humana no espaço público.
*
O máximo que a mídia especializada consegue lhes proporcionar hoje é uma patética e frustrante gagueira desprovida de formação intelectual convincente.
*
É mais do que evidente o aparecimento de um novo tipo de achatamento do intelecto, ou de falta de profundidade, um novo tipo de superficialidade do espírito no sentido mais literal, que se pretende autêntica renovação de saberes e artes, e que, em última instância, não passa de nauseante simulacro.
*
Até que ponto o pretenso elitismo pseudo-intelectual e o autoritarismo profético do movimento Nova Era seguirão sendo identificados com o gesto imperioso do antigo Mestre carismático, e não como uma degradação deste?
*
Ibope da realidade nunca foi tão baixo quanto está sendo em 2019. O lado bom disso, é que quimeras pós-modernas como esoterismo naif e anti-intelectualismo afro seguirão apodrecendo junto com ela sem parar.
*
Procure minimizar seu sentimento íntimo de fracasso quando suas representações da realidade entrarem em conflito com a dureza impiedosa dos fatos, ou do contrário sempre sairá da brincadeira com o ego ainda mais fragilizado do que ele estava quando desejou iniciá-la.
*

K.M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário