sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Construção do pensamento político chinês.

A construção do pensamento político chinês é bastante confusa. A sobrevivência do confucionismo numa sociedade que se pretende moderna é o retrato dessa confusão. Durante dois milênios, o confucionismo forneceu a base da ideologia institucional num regime imperialista que só desapareceu completamente em 1911. Durante décadas, depois disso, o pensamento de Confúcio foi responsabilizado pelo atraso da China e ''restauração dos Ritos'' vista como a fonte de todos os seus males. Em 1919, sob os gritos de ''Abaixo Confúcio e seu pensamento'' , o movimento iconoclasta se destacou nessa luta. Entre 1966 e 1976, a Revolução Cultural buscou , de todas as formas, enterrá-lo o mais fundo possível, culminando o anti-confucionismo em 1974 com a campanha contra Lin Piao e Confúcio'', da qual já tratamos no nosso livro sobre ataques psíquicos. Inacreditavelmente, o mesmo Confucionismo perseguido na China reapareceu no Japão , no fim dos 70 ´s , como o grande motor filosófico do crescimento econômico, espalhando-se rapidamente pelos 'quatro pequenos dragões'' : Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. O totalitarismo asiático se apropriou em larga escala da retórica confucionista em seu discurso oficial, e nos anos 80 tais valores reconquistaram a China Popular, que lutava contra para se lavar dos vestígios maoístas da Revolução Cultural. Em 1984 Pequim criou a Fundação Confúcio, sob a égide das mais altas autoridades do Partido Comunista. A repressão sangrenta dos protestos estudantis pela democracia na Praça Tiananmen também apresentou um marca confucionista inconfundível. O neo-autoritarismo chinês , que cavalga na abertura econômica, é caucionado pelo confucionismo naquilo que toca a celebração da família, cultivo dos valores hierárquicos, motivação estudantil, gosto pelo trabalho persistente, pragmatismo amoroso, higiene pessoal e habilidade de juntar mais dinheiro do que se gasta ; além dos vinhos de arroz e os deliciosos bolinhos de lagostim (macios, gosto de farinha na boca). Mistura de sal e especiarias. Tomilho, talvez Canela.  Enguias do Yang Tsé no alho. Ravióis no vapor, num grande recipiente de madeira. Além de outros pratos numerosos. Pão no vapor, frito , crocante: delicioso! E ótimos charutos. 

P.S:.

A linha Lin Pilin Pikong era sem dúvida esquerdista, mas de uma maneira simples. Talvez um movimento de retificação não violento , que não visava derrubar o regime. Movimento de idéias, tendente à complexificação que burlava o pensamento de Lin P. Pikong em favor de uma aplicação imediata e mecânica das citações de Mao do Livro Vermelho.

K.M.

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