sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

MORRER POR UMA CAUSA JUSTA.

Teoricamente, eu captava tudo isso muito bem, mas meu lado moralista e mesmo pequeno-burguês talvez ainda nos atormentasse a todos. Esse tipo de coisa. Queriam o quê?? Que me aplaudissem por descrever horrores com facilidade ?? Apesar de minha cortesia e timidez, acreditava firmemente em certas coisas que ninguém seria capaz de arrancar-me nem por meio de tortura. Não se tratava de dar geladeiras de última geração para todo mundo, e sim de criar um tipo de ser humano novo, o Homem Novo com maiúsculas. Era não era ?? ERA.  O dilema se concentrava entre o que era frívolo e o que era grave. Compreendo que se clame em alguns países contra o tipo de literatura que escrevo.  Meus ''meros engenhos'', como gostam de chama-la.  Mas deve-se ter cuidado em repudir os grandes e solitários criadores que são o mais terrível testemunho do homem atualmente. Porque eles lutam pela salvação e a dignidade de toda a espécie, e se por acaso tem facilidade de lidar com a imprensa mundial , por distração ou por jogo, é por serem as grandes testemunhas de seu próprio tempo, como Lautreàmont e Sade foram outrora. E servem tanto por serem tão espantosos. Como não admirar Guevara e Castro ?? Mas, surdamente, algo me sussurrava  que em 1917 a Revolução Russa também havia sido romântica. Porque toda revolução, por pura que seja, e sobretudo se o é, está fadada a converter-se em uma burocracia policial, enquanto os melhores espíritos sentam-se em mesas que presam pela organização de pilhas e mais pilhas de documentos secretos. Talvez os revoltados sejam úteis sobretudo enquanto ''revoltados'', na ''etapa romântica'', mas depois, certamente é necessário ''medicar'' suas exasperações, as brutalidades poéticas de um Maiakóvsky tornam-se subitamente indesejadas num mundo empenhado em organizar papéis do serviço secreto. E mesmo quando tratam apenas de recreio metafísico, parecem tão endemoniados quanto Jean Genet. E há outros ainda que podem sentir-se dionisíacos, ou em harmonia com o cosmos... e certos pintores... Acontecia com Vom Arnim e Tolstoi; Sempre a mesma história. A fé do criador em algo incriado, em algo que se deve trazer à luz após afundar-se no abismo e entregar sua alma em sacrifício, confunde o sistema. Mas ninguém deve tentar impugná-los antes da hora. Está vendo ?? SEMPRE O MESMO. Passei a vida indo de um extremo ao outro, com fúria.  A arte me apaixonava e então me lancei às matemáticas negras da meditação. O mesmo aconteceu com o marxismo, o surrealismo. Uma maneira de dizer.  Voltam a aparecer os rostos que acreditávamos esquecidos para sempre. Te disse aquele dia que todos os grandes poetas estavam o tempo todo do lado dos Demônios e não dos Anjos, embora não o saibam muitas vezes . O inferno de Dante os fascina e o paraíso os entedia. Alguma razão deve haver, certo ?? Aos dezessete anos ninguém me queria no Partido Comunista por considerarem-me violento demais. Bobagem: apenas dizia-lhes que as forças ocultas existiam de fato. Então me chamavam de ''esnobe'' e ''mistificador''. Então eu saí do partido e fui investigar aquele mundo terrível e perigoso por minha própria conta. Comecei pela Cabala moderna. Símbolos,letras e cifras. Os gnósticos e o Apocalipse de São João. Mas o numero 3 em Dante, os 33 cantos, os 9 céus, divididos em categorias de 3, me inspiraram à realizar a ''viagem noturna'' de Ibn Arabi. Da Antiguidade até a desintegração do átomo, a mesma coisa: algo que não pode ser comunicado sem que o mundo corra um imenso risco. Muito molho caseiro, isso sim. O Professor Heidegger teria contratado os publicitários da Coca-Cola para falar sobre o conceito de angústia em seu nome, se os tempos fossem outros ? E Raskovsk teria pegado e logo depois largado aquela obra em doze volumes com os traumas e complexos da pobre Coquita. Para que tantos psicanalistas em NY ?? E o meio milhão de judeus de Buenos Aires ?? Algo muito psicanalítico antes da chegada dos russos de Odessa. Escuta mamãe querendo viver contigo outra vez ! Mas ela não sabe cruzar Freud com Sciammarella, de complexos com bandônios . Édipo em dois por quatro. E por isso acho ela bonita, mas de longe. Há milhares de quilômetros de distância parecia uma divindade. Há dois metros, parecia algo para ser visto de longe. Porque ''rien n´est beau que le vrai ''. Daí a poderosa indústria desses ''vivaldinos''. Há um Ministério para Angústia assim como um Gabinete de Édipo. A Eternidade através do lixo. Daí a linguagem ambígua de alguns alquimistas. Os Demônios subterrâneos constituem o quinto gênero de Demônios; aliados dos que buscam o psiquismo nas profundidades geológicas da terra. Sempre dispostos a contribuir para a ruínado homem moderno mediante gretas e abismos, erupções e desmoronamentos. Os Lucífagos fogem claramente de toda a Luz. Sexto e último gênero. Não podem se corporizar senão à noite. Há um grão-mestre das orgias sabáticas que é , aparentemente, humano. Um dos Sete Príncipes ''negros'' que se apresentaram diante de Fausto. Embora de modo fragmentário, os relâmpagos me permitem vislumbrar em décimos de segundo preciosos todos os abismos sem fundo. Em toda perspectiva de morte há sempre um sinistro vaticínio. Se muito do que falo parece simples diversão , a culpa é daquela minha piada que batizei de litocronismo. Pavoroso privilégio de um artista que participa de modo enigmático e ambíguo dos sonhos de qualquer vivente. Através de uma bruma desencarnada olho fixamente para os átomos e chispas de qualquer catástrofe. Urano é o Mensageiro do tempo e atua como um vulcão em erupção. Os resultados são aterradores.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário