terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Certains ciels ont affiné mon optique .

Quaisquer que sejam os dilemas do poeta, eles sempre são consolados nele depois, superados com mágica e conhecimento ----- ainda que percam algo no processo ---- e pela alegria de suas fabricações. Então, tanto quanto pela identidade que ele nota entre , por exemplo, uma frase de Rimbaud ''Enfant, certains ciels ont affiné mon optique ''  e um contraponto perfeito de Liszt , sente-se ele (imediatamente) perturbado por essa sublime habilidade vulcânica. Exatamente aquela habilidade que , nos grandes artistas , sempre lhes conferiu a ilusão (também sublime) de uma originalidade intrínseca, irredutível, intransigente e aparentemente um reflexo de uma realidade mais que humana, e que é (de fato) produto de um labor industrioso perfeito .  Eu continuava a tocar minhas rapsódias, com a inflexão eterna dos momentos e os infinitos das matemáticas me perseguindo por este mundo no qual experimentei todos os êxitos civis , respeitado pela infância estranha e por afeições enormes .Convidava os outros a partilhar comigo minha alegria, ouvindo redobrar meu riso imortalmente jovem e as marteladas de Liszt, em quem, aliás ,mais maravilhosamente marcadas eram as frases de Rimbaud '' Je songe à une guerre, de droit ou de force, de logique bien imprévue. C'est aussi simple qu'une phrase musicale '' ----- a habilidade técnica de um arquiteto só servindo para fazê-las mais livremente  deixarem a terra , pássaros idênticos não ao cisne de Lohengrin, mas àquele avião a jato que eu vira no céu de tarde, da piscina do prédio , mudando sua energia em elevação, planando acima das ondas do mar azul e perdendo-se céu adentro . Talvez, como as aves que mais alto sobem , que voam mais depressa , que têm as asas mais possantes, fossem necessários (para a maioria das pessoas sem inclinação espiritual ) aparelhos realmente materiais para se explorar o infinito ---- esses 700 cavalos que são a marca dos Mistérios Iniciáticos ----- , nos quais entretanto, por mais alto que voassem , fossem os passageiros impedidos de desfrutar os vários Édens do silêncio cósmico devido ao potente ronco do motor. 

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário