quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

"Filosofia do instante '' blakeana ...

A determinação é a chave : levar a cabo a pesar da relutância. Um desejo solitário e imbatível contra a escuridão sem justificativa. Resultado de quê ?? O que empurrou o sistema na direção desse consenso em torno do ideário liberal ? Pelo modo como eu e meu material vimos nos organizando, só a máquina do Nada pode nos responder. E é com uma certa reserva que abordo o tema do tempo aqui. O segredo técnico do Tempo é o Nada, um silêncio calculado no uso de todo o material realista escrito para pôr em movimento e dramatizar o fato eterno do próprio silêncio, de modo que ele chegue até mim acompanhado de palavras. O tempo como cassetete filosófico  para minha ''filosofia do instante '' blakeana . Nada mais que a habilidade da alma em sua oficina ---- a vida está cheia de tramas :  o sucesso liberal nos anos  noventa construiu o consenso da governabilidade , a camisa de força da convergência a qualquer preço e a mídia liberal é terrivelmente sensível à esse consenso . Tudo que mexe com ele mexe com ela. As dificuldades de uma teoria política influenciada por Heidegger levaram-me a perceber que o tempo não era uma forma a priori da sensibilidade , nem uma lei de desenvolvimento. Na verdade, é todo ele atravessado pelo Nada. Se eu o considero de um ponto de vista, ele ''é'' , mas se o considero de outro, ele ''não é'':  o futuro ainda não é, o passado não é mais, e o presente se esvai num ponto infinitesimal. O tempo não passa de um sonho . Eu trabalhara a a manhã toda sustentado pelo silêncio do Nada , admirando o consenso em torno do afastamento dos governos da gestão da economia e de sua redução à administração disciplinadora de pessoas e forças políticas ''docilizadas '' . Apesar do sono agitado, a mente estava afiada : oito tomos de teoria me narraram a realização antecipada e plena do ideal de governabilidade liberal : uma espécie de Mônaco aperfeiçoada pela financeirização do mundo , defendida pela mídia liberal e os institutos de pesquisa de opinião e ''ONGs militantes''  em conjunto, evidentemente, com bancos encarregados de estabilizarem as expectativas com relação à credibilidade do cassino.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário