domingo, 6 de janeiro de 2019

Escritores fantasmas inventaram isso.

----- Pelo menos isso nós conseguimos (eu disse à ela ) Todos os acontecimentos agora vem ocorrendo num campo de forças global cuja constelação confere um sentido todo único , e contém o Bem e o Mal como um átomo contém possibilidades de combinações químicas (.) -----, éramos, de certa forma, aquilo no que vínhamos nos tornando... e assim como a palavra "duro '' pode significar quatro coisas diferentes, caso dureza se relacione à amor, grosseria, ambição ou severidade, todos os fatos morais lhe parecem, em seu significado, funções dependentes das outras.  ---- Como diziam os livros antigos (?) -----, ela quis saber. ----- Não (eu disse ) Como  dizem os ''novos '' . Uma série de escritores fantasmas vem inventando tudo isso. Assim, surge um infinito sistema de relações em que não há mais quaisquer significados independentes como a vida comum se atribui, numa primeira aproximação grosseira, aos atos e qualidades. O que parece ser sólido torna-se pretexto permeável para muitos outros significados, o que acontece torna-se símbolo de algo que talvez nem chegasse a acontecer , mas que mesmo assim já era ''sentido ''. E o ser humano enquanto resumo de suas posições e possibilidades e projetos, enfim ,seu ser potencial, o poema não  escrito de sua existência, opõem-se ao ser como texto, realidade e caráter.----- Os escritores fantasmas inventaram isso (?) Tem certeza (?) Kkkk : Baseados em quê (°) -----, ela perguntou. Não respondi. ---- Nada é tão excitante quanto isso (.) ----, ela disse depois, para me consolar. ---- Ler sobre cidades e enormes corporações industriais, e histórias de colonizações realmente bem sucedidas. NÃO HÁ NADA MELHOR (!) ----, ela disse ainda. Uma voz distante  vinda do corredor chamava, mas ela estava se empolgando com o assunto . ----- Perfeito, mas talvez não volte a acontecer (eu disse) Qualquer virtude ou maldade, e o fato de tanto os vícios quanto as virtudes serem de modo geral, embora inconfesso,  considerados igualmente indesejáveis numa sociedade equilibrada prova-nos exatamente isso que sempre acontece na natureza: que com o tempo o jogo de forças busca uma valor médio e um estado médio , uma compensação e uma cristalização. Assim ,as corporações tbm competem entre si nos diferentes territórios, com o que o locus da concorrência para  estes capitais não é este ou aquele ramo ou estrutura de mercado , mas sim um SUBCONJUNTO do total de ramos - estruturas de mercado -indústrias que lhes dá escopo para que, na concorrência, suas taxas de retorno se assemelhem de acordo  com as magnitudes de capital imobilizados globalmente. A moral no sentido comum não é senão a forma envelhecida de um sistema de forças que não pode ser confundido com ela própria sem perda de força ética. ----, concluí. ---- Você está pronto (?) ----, perguntou ela. ----Observo os mostradores (respondi ) Vou excluir o lapso de tempo dessa vez. Quero só a magnitude, ok (?) ----- Por vezes a insegurança não é senão a insatisfação momentânea com as seguranças comuns (eu disse à ela ) e devemos nos lembrar que mesmo uma humanidade tão batida quanto essa aparentemente age segundo princípios bem parecidos com estes. Ela revoga constantemente tudo o que já fez, e coloca outra coisa mais sofisticada no seu lugar, com prejuízo de uma parte do todo. Depois, ela elabora grandes contextos de de idéias com tudo o que acontece, e depois de algumas gerações deixa-os desmoronar de novo ; funciona assim. Isso vem em sequência, em vez de transcorrer num único minuto ou sentimento de vida, e a cadeia dessas tentativas não revela exatamente ascensão. Porém meu estilo de ENSAÍSMO CONSCIENTE teria mais  ou menos a tarefa de transformar em VONTADE  essa desleixada consciência do mundo que flutua no inconsciente coletivo como uma sopa de detritos. E muitas dessas linhas isoladas de evolução indicam que isso já estaria acontecendo nos nossos dias (.) ----, concluí. Meu Deus, como significaria pouco a vida saudável, se tivesse por objetivo apenas um estado intermediário entre dois exageros ! Se seu ideal fosse tão somente a negação de seus próprios exageros. Eram essas as noções que vinham nos levando a não ver mais na norma moral comum a calma dos estatutos rígidos, e sim um equilíbrio móvel (com certeza) que exige a todo momento atos que o renovem. ----- Porque eu realmente quero saber (ela disse) Tenho que saber .Gostei daquele quadro pra valer (.) ----- , enquanto ela falava ,eu reacendi meu cigarro. No assento individual do carro, procuramos uma posição mais agradável. ---- Naquele encontro no trem (continuou ela ) Voce me deu seu livro e eu o li todinho durante a viagem. Fiquei maravilhada. Era um novo tipo de livro. como voce diz. Os críticos tinham razão, voce conseguiu a façanha de escrever um romance diferente dos outros . Deixou as fórmulas que manipulava com maestria para trás e criou uma coisa inteiramente nova. (.) ---- , ela disse. Eu apontava com cuidado a luz do meu olho para ela. ----- Como se modifica o curso de uma torrente (?) ----, apontei a luz com cuidado. Ela permaneceu focalizada no meu olho. ---- Não se mexe (eu disse) mantenha o globo ocular imóvel. Acha que pode controlar isso (?) DEIXE-ME COLOCAR POR ESCRITO  (.) -----, eu disse. E assim , de repente... enquanto ele via, da janela da suíte do hotel, os Alpes surgirem com as primeiras luzes do dia, Winner desenvolvia um raciocínio estremunhado : ''Toda literatura '' ,eu pensava '' Vista de uma determinada perspectiva, pode ser considerada ''de evasão ''. Diferente, porém ,da evasão sedativa ou alienante da música. Escritores e leitoras , por saberem qu não são eternos, evadem-se, nietszcheanamente, da morte''. Então veio à minha mente a história de um idiota que percorria todos os dias as ruas de uma aldeia de pescadores gritando ''EU VI A SEREIA, EU VIA SEREIA (!!!) '' e que um dia viu realmente a sereia e ficou mudo. Se o confronto com a realidade ofusca a imaginação do poeta, ele não pode ficar mudo. Imaginei Baudelaire, o grande vate , vagando moribundo pelos bordéis de Bruxelas. Edgar Allan Poe morrendo de delirium tremens em Baltimore. Eles sabiam que as palavras eram suas inimigas. Pensavam nelas ora como inimigas, ora como limusines.  Então fui até a mala e me vesti. Saí à rue de Quatrième Régiment du Gènie, em Grenole, por onde ando agora, vazia  às seis horas da manhã; Um homem abre a porta de uma peixaria e coloca sobre um extenso balcão, repleto de frutos do mar, um cartaz onde escreveu à mão '' les huître nouvelles sont arrivées ''. Além das ostras há uma infinidade de conchas de variadas cores, texturas e formas --- redondas, piramidais, espiraladas , algumas disformes, mas cheias de estrias,  outras lisas como um espelho , todas escondendo cautelosos indivíduos. Há ainda gigantescos caranguejos negros de garras ameaçadoras, cercados de lagostas aberrantes. Habitantes das águas, a lembrar a afirmativa de Bachelard de que essa é a verdadeira matéria de Edgar Poe,  uma água especial mais profunda e morta que todos os líquidos abissais que existem . Estes seres das águas, com sua aparente concretude impenetrável, lhe causam , a princípio,  assombro. Mas logo percebi que os indícios que aqueles organismos estranhos lhe fornecem não são tão indecifráveis assim. O canto que entoam as sereias e o nome que Aquiles  adotou  quando se escondeu entre as mulheres são mais misteriosos. Mas, no fim, tudo é conjecturável. A vida tem um valor, que eu, agora, percebo qual  é ; e a morte, uma densidade absoluta para alguns, agora lhe é facilmente presumível, a qualquer momento, como conselheira. Sinto que atingi assim um verdadeiro ponto de equilíbrio, uma sabedoria que não é nem a do poeta nem a do filósofo, mas a do bobo da corte. ----- Estou segurando a respiração até agora (.) ----, ela disse. ----- Mas ainda não encontrei os termos apropriados. Eu teria de confiar naquele monitor 100% para fazer uma interpretação da sua leitura (.) ----, Eu disse. Mas isso parecia fora de cogitação no momento. Tinha a sensação cada vez mais nítida de que era uma limitação severa considerar como caráter de um homem tendências repetitivas involuntariamente adquiridas, para então responsabiliza-lo por suas repetições. ---- Aprendemos a reconhecer as alternâncias entre interior e exterior, e exatamente pela compreensão do impessoal no ser humano encontramos novos caminhos para o pessoal, certas maneiras simples de comportamento básico, um instinto de construção do ego que, como o instinto de construção de ninhos dos pássaros, arma com várias matérias e depois de algumas tentativas o seu próprio Eu (.) -----, disse.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário