sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Desideratum neoliberal.

Acrescentei à ela que escrever esses apontamentos fragmentários estava me dando enorme prazer , como também a celebridade e as honrarias diárias que me haviam proporcionado : Doutor Honoris Causa consagrado pela Légion  D ´Honneur e outras três mercês nobilitantes por explicar excepcionalmente bem  a história da vitória ideólogica e teórica do neoliberalismo a partir de algumas universidades européias até tornar-se o senso comum repetido em todos os jornais do mundo , a começar pela mídia liberal americana. Com hipócrita circunspecção, citarei o historiador inglês Perry Anderson : ''Foi o tempo da resistência e da clandestinidade '' (zombei eu ) ''O período em que germinaram as idéias de Hayek , no seu Caminha da Servidão ,foi o fim da Segunda Guerra . As idéias seminais da futura sublevação igualitária do welfare State . Porém , os longos anos de hegemonia e sucesso do pensamento keynesiano e social-democrata mantiveram as idéias ultra-liberais de Hayek e de deus discípulos da escola austríaca e alguns seguidores norte-americanos numa espécie de ''resistência clandestina'', que Perry Anderson chega a comparar com uma sobrevivência dentro de uma rede quase maçônica de relações entre estes poucos intelectuais de então. Nenhuma concessão teórica ou prática em três , cinco décadas (um pouco de vinho neste copo aqui ---- Resumindo, cumprirei meu juramento (eu disse )e concluirei a reflexão : a partir dos anos 1960 as idéias de Hayek dominam as universidades americanas , e são também dessa época, até 1970 , as teorias da ''escolha pública '' das ''expectativas racionais '' ; da teoria dos jogos aplicada à economia ---- esta teoria torna-se hegemônica na Academia americana de forma completa e avassaladora. É aí também que se formou a geração de economistas que assumiram posições de comando das políticas econômicas implementadas nos países da periferia capitalista e dos gestores da safra de planos de estabilização da década de 1970 . E finalmente, para concluir a saga , a passagem dessas idéias do campo teórico para o político , com a chegada das forças liberais na forma de um quase ''dominó '' a partir das vitórias eleitorais de Tatcher em 1979 e de Reagan em 1980 ( e Kohl em 1982 --- ano do meu nascimento ) . Este foi o momento da virada dos governos das principais  economias do mundo , o ''desideratum '' que, em grandes linhas , vinha do discurso acadêmico neoliberal . É claro que implementadas oficialmente pelos governos, essas teorias perderam muito da sua dimensão formal ; foram retraduzidas para a prática e se transformaram nas políticas públicas pioneiras experimentadas por Tatcher na Inglaterra , organizadas em torno do tripé básico das ''desregulação'' , da ''privatização'' e da ''abertura comercial'' . Depois tais idéias foram consagradas por várias organizações multilaterais que se transformaram , na prática, no núcleo duro da formulação do pensamento e das políticas neoliberais voltadas para os ''ajustes econômicos '' ; políticas que passaram a fazer parte indissociável das recomendações e dos  condicionamentos do FMI , do BIRD , etc. O administrador americano global  , a despeito de sua fé exagerada no homem de negócios para gerir melhor os interesses do público do que os políticos, está pedindo hoje à Washington que aumente o apoio às suas firmas exportadoras para combater as vantagens que certos governos concedem aos seus concorrentes . ----- AS empresas e empregados (eu disse ) constituem praticamente a única renda nacional . Coordenação entre política nacional e política empresarial  (clamava-se ) ; o resultado pode até ser um trade-off organizacional de profunda importância ---- o resto do mundo importa a empresa global americana e os Estados Unidos importam o ''Estado empresarial '' ---- um fato quase cósmico que se destaca na história americana. 

Post Scriptum

Nenhuma angústia ante o Nada , com Heidegger ?? , pergunto à leitora; Angústia ante a liberdade , com Kierkegaard ??? Tanto faz para nós : a liberdade é aparição do Nada no mundo ; a liberdade (de fato ) está toda tomada pelo Nada . A liberdade é seu próprio Nada. A facticidade do homem ocidental pode ser anulada e seu universo pessoal dissolvido  com meditação. É através do que o Nada traz a possibilidade do Intento; ela esta lá , como o anúncio da liberdade : Aquilo que flutuava aos olhos de Adão inocente como o Nada da angústia está agora integrado nele e é ainda o Nada, a possibilidade do poder . ---- DE poder o quê (??) ----, pergunto-lhe : não tenho a mínima idéia, e isso não importa. Somente é dada a possibilidade do poder a quem o mereceu , quase como uma forma  superior de inocência , apenas para que se alcance uma mais alta expressão do sagrado .

K.M.

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