terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Você é capaz de compreender uma coisa dessas (?)

Minha aula de princípios de economia terminou de repente quando fui obrigado a parar o carro ao lado de uma espécie de parque que ocupava todo um quarteirão .Haviam árvores frondosas e desfolhadas naquela tarde nublada de domingo e muitas pessoas bebiam ao ar livre em grandes goles de canecos, conversando uns com os outros. ----- Filhos da puta (!) ---- exclamavam alguns ----- Fascistas miseráveis (!) -----, o parque espaçoso e alegre no meio da cidade era uma espécie de cervejaria ao ar livre e aquela reunião tinha algo a ver com os protestos que emergiam no país contra a Sociedade Teuto-Americana; e a Sociedade Teuto-Americana tinha algo a ver com Hitler, e Hitler ---- isso ninguém precisava dizer a eles ---- tinha ''algo a ver'' com o Holocausto judeu. ''O licor do antisemitismo , era o que eu imaginava '' (pensei então ) '' enquanto o povo bebe cerveja, os nazistas tomam canecos e mais canecos de antisemitismo como se estivessem tomando o remédio para todos os males . A Luz que jamais se apaga. De fato, ontem como hoje, uma prova de nosso melhor mel. O conceito de Gravação do Grande K. Um novo sentimento de importância pessoal e o poder ilimitado de perscrutar o futuro, exatamente aquilo que a Cabala proíbe. Mas a história de todos os povos são simbólicas; digo: as histórias e seus acontecimentos aludem a outra história oculta, são a manifestação visível de uma realidade invisível. Por isso, me pergunto : o que significa realmente as Cruzadas, a descoberta da América, o saque de Bagdá , o Terror Jacobino , a Guerra de Secessão americana ??? Alguém sabe ?? Não : a história nos obriga a vivenciá-la, é apenas a substância de nossa vida e o lugar de nossa morte. Nela, cada um de nossos atos é apenas um signo, a historia que vivemos é uma escritura onde devemos ler as metamorfoses e as mudanças da outra história, a invisível. E essa leitura é uma decifração, tradução de uma tradução: devemos ter em mente que jamais leremos o texto original em vida.. daí que, de tempos em tempos, tenhamos que descartar certas versões em favor de outras que , por sua vez, tinham sido descartadas antes. Toda tradução é uma criação: um texto novo ... ''. Eu voltara há pouco mais de um mês para os Estados Unidos, para tentar retomar minha vida, e agora isso:  A Sociedade Teuto-Americana influenciando todas as decisões que eu tomava na vida.  ----- Você é capaz de compreender uma coisa dessas (?) ----, ela me perguntou outro dia : -----Tem condições (?) Meu Deus, K. ,você sempre será um cavalheiro a moda antiga. Um gói grandalhão, um metro e oitenta e cinco de altura, parece artista de cinema, totalmente em forma, alcóolatra, parecido com essas pessoas que mandam hoje em dia... mas, e agora (?) -----, ela disse, dando a entender que o que viria a acontecer como resultado de toda aquela confusão talvez pudesse me agradar imensamente. E eu julgava entender os motivos de suas desconfianças. ----- Se você se esforçar (eu disse à ela ) sempre consegue fazer o que quiser. Mas (claro) quando descobrirem que vocês na verdade não sabiam fazer o que era para fazer, vocês já terão aprendido , e aí quem sabe, pode aparecer aquela oportunidade que só aparece uma vez na vida de qualquer ser humano (?) -----, eu disse. Dizendo tais coisas, pretendia me tornar o ídolo dos isolacionistas, assumindo como tarefa adicional assegurar o orgulho dos clientes e ajuda-los a resistir à utilização de alternativas cacetes. Uma vez que essa tarefa expunham todos a perigos reais, a crença generalizada de que eu podia perscrutar o futuro com imensa facilidade foi de muita ajuda para fortalecer nossa coragem. Mas ainda é cedo para falar disso...

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário